Football Legends
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Liga Ibérica: Espanhóis e portugueses discutem sobre a liga.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Liga Ibérica: Espanhóis e portugueses discutem sobre a liga. Empty Liga Ibérica: Espanhóis e portugueses discutem sobre a liga.

Mensagem  Milhouse 18/11/2015, 10:49 pm

Espanhóis e portugueses discutem a noção de uma Liga Ibérica: o que isso pode significar?

O Campeonato Espanhol e o Português começaram a planificar nesta quarta um projeto em conjunto. Presidente da liga espanhola, Javier Tebas se encontrou com Pedro Proença, que assumiu o comando da liga portuguesa. Discutiram a ideia de criar nos próximos quatro anos uma Liga Ibérica. Segundo o site oficial dos lusos, “um encontro único, ao mais alto nível, que visou estreitar laços e desenvolver iniciativas futuras numa parceria inédita”.

A proposta de criar uma Liga Ibérica ainda não está clara. Os dirigentes afirmam que todos os moldes estão ainda em aberto, visando uma perspectiva de geração de receitas e de maior internacionalização. Isso não indica, no entanto, que a liga fundiria os atuais formatos do Campeonato Português e Espanhol, ou se englobaria datas extras em um diferente formato – como, por exemplo, aconteceu com a Liga Real Escandinava, uma copa de clubes criada em meados dos anos 2000.

Sem fórmulas indicadas, é difícil indicar os possíveis caminhos da Liga Ibérica. Entretanto, a ideia crua possui os seus prós e os seus contras. Embora a união aumente a perspectiva de lucros para os dois países, a fusão das ligas poderia custar aos bolsos dos clubes, com menos vagas para disputar as competições europeias. Além do mais, a redistribuição dos times em diferentes divisões também cortaria na carne daqueles que perdessem a chance de disputar a elite. Em economias marcadas pela má gestão e das grandes dívidas públicas dos clubes, cair de nível poderia relegar camisas tradicionais à decadência.

Outro ponto de resistência óbvio que se coloca está sobre a quebra da história e das tradições. Não apenas por tentar reescrever a trajetória que as ligas estabeleceram desde o último século. Os clubes portugueses, principalmente, poderiam se tornar meros coadjuvantes de Real Madrid e Barcelona. Por mais que as finanças possam crescer como um todo, é difícil imaginar lisboetas e portistas alçados a um patamar tão alto no cenário doméstico. Teriam que se contentar a ver os títulos bem mais escassos.

No mais, a discussão parece também manobrar para outro debate que se torna forte na Península Ibérica: a independência da Catalunha e a saída do Barcelona do Campeonato Espanhol. De certa forma, a Liga Ibérica seria um pretexto para passar por cima das regras atuais e, no futuro, unir três nacionalidades diferentes: portugueses, espanhóis e catalães. Afinal, por mais que bata o pé, a liga espanhola perderia muito sem os blaugranas.

E é difícil também determinar qual seria a postura da Uefa, diante da reação em cadeia que a fusão poderia ocasionar. As ideias de união já discutidas em outras ligas ganhariam força – por exemplo, entre Inglaterra e Escócia ou entre Holanda e Bélgica – o que nem sempre se tornaria sustentável às federações envolvidas. Pensando em um processo mais geral, poderia até reacender a noção de uma Super Liga Europeia, imaginada em meados da década passada e que fez a confederação europeia temer pela concorrência à Champions. Por enquanto, muitas possibilidades e poucas confirmações. Mas que, certamente, enfrentariam resistência ao longo do quadriênio prometido.
Milhouse
 
 
Milhouse
Idade : 30
Mensagens : 40
Data de nascimento : 18/11/1993
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Liga Ibérica: Espanhóis e portugueses discutem sobre a liga. Empty Re: Liga Ibérica: Espanhóis e portugueses discutem sobre a liga.

Mensagem  Doniéber 18/11/2015, 10:51 pm

No futebol feminino tinha a BeNe League (Bélgica e Holanda) mas acabou depois de 3 temporadas.
Doniéber
 
 
Doniéber
Idade : 32
Mensagens : 8
Data de nascimento : 18/09/1991
Localização : Jundiaí (SP)

Ir para o topo Ir para baixo

Liga Ibérica: Espanhóis e portugueses discutem sobre a liga. Empty Re: Liga Ibérica: Espanhóis e portugueses discutem sobre a liga.

Mensagem  Leonardo Eriksen 19/11/2015, 9:56 pm

Acho besteira, acabaria que só teria torneios supranacionais. Acho validos isso em alguns casos como o Mônaco jogar na França por só existir ele no pais do tamanho de um cidade de São Paulo, ou como Listenstaine que tem um número muito pequeno de clubes e não possui a própria liga. Assim os clubes do pais disputam o Campeonato Suíço. Um caso que eu apoiaria é um Campeonato Britânico, visto que só no futebol eles são separados.

Quanto ao texto, deveria criar um torneio oficial chamada Copa Ibérica com os Campeões do Campeonatos e Copas Nacionais de ambos, assim como os EUA e Inglaterra planejavam fazer em Setembro.
Leonardo Eriksen
 
 
Leonardo Eriksen
Idade : 28
Mensagens : 302
Data de nascimento : 08/10/1995
Localização : Santa Gertrudes/SP

https://www.instagram.com/outsize.inc

Ir para o topo Ir para baixo

Liga Ibérica: Espanhóis e portugueses discutem sobre a liga. Empty Re: Liga Ibérica: Espanhóis e portugueses discutem sobre a liga.

Mensagem  Kosovo 27/11/2015, 10:33 pm

Vira nada isso
Kosovo
 
 
Kosovo
Idade : 24
Mensagens : 5
Data de nascimento : 15/09/1999
Localização : Araras

Ir para o topo Ir para baixo

Liga Ibérica: Espanhóis e portugueses discutem sobre a liga. Empty Re: Liga Ibérica: Espanhóis e portugueses discutem sobre a liga.

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos