Football Legends
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entenda o jogo: As brigas na NHL e a cultura da porrada do hóquei.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Entenda o jogo: As brigas na NHL e a cultura da porrada do hóquei. Empty Entenda o jogo: As brigas na NHL e a cultura da porrada do hóquei.

Mensagem  Leonardo Eriksen 24/12/2015, 9:34 pm

Muita gente que começa a assistir a NHL se surpreende quando do nada dois caras começaram a literalmente sair na mão no meio do rink. E isso é totalmente normal. E pior: as brigas na NHL fazem parte da regra do jogo e da cultura do esporte.

Explicando melhor. No caso da regra do jogo, a regra 46 da National Hockey League especifica tudo que pode e o que não pode ser feito numa luta. São muitos itens neste artigo, que não é o caso de falar aqui, mas a regra basicamente existe para validar as brigas, desde que elas sigam determinadas normas para que não vire um pega pra capar ou um briga generalizada. A principal norma é que as lutas devem ser de 1 contra 1, sem interferência dos demais, e os árbitros podem interromper caso um dos atletas caia no chão ou achem que assim deva fazer. Além é claro de estabelecer punição de cinco minutos para cada atleta.

Sobre a cultura do esporte, diz a lenda que as brigas fazem parte do hóquei desde sempre. Pelo perfil do jogador de hóquei desde sempre. Pelo menos no quesito estereótipo: aquele cara que lembra um lenhador canadense, mal encarado e que precisa defender sua área a qualquer custo.

E mais que uma cultura, é uma estratégia também para muitas equipes. Cada time tem seu “lenhador”, um cara que está ali apenas para defender a sua área, mostrar quem manda no pedaço. Em alguns casos isso decide campeonatos. Vencer uma luta intimida o adversário, demonstra força, desestabiliza o rival. O hóquei, sem dúvida, se joga na força tanto quanto na técnica e inteligência.

Aliás, até pra lutar no hóquei o cara precisa ser bom não só em porrada, ou por acaso você acha que é fácil bater em outro cara em cima de patins e uma quadra de gelo. Não à toa existe o Gordie Howe hat-trick, o cara que marca um gol, uma assistência e vence uma briga na NHL. É um feito!

O principal, é entender que uma briga no hóquei não é a mesma coisa de uma briga no futebol ou no basquete. Não é uma violência, uma selvageria. É sim parte do espetáculo. Os caras pagam ingresso pra assistir isso também. Porém, o número de brigas vem caindo muito de anos pra cá e a tendência é que diminua ainda mais por dois motivos: 1. para a expansão mundial do esporte, elas são ruins, pois são de difícil compreensão para muitos povos; 2. o esporte é cada dia mais profissional e milionário. Os caras que brigam são os tais lenhadores e muitas das lutas são armadas, combinadas antes…

Sem a espontaneidade de outrora, cai também o interesse do espectador. No fim das contas, os próprios jogadores evitam mais as brigas e os juízes interferem mais nos dias de hoje.
Leonardo Eriksen
 
 
Leonardo Eriksen
Idade : 28
Mensagens : 302
Data de nascimento : 08/10/1995
Localização : Santa Gertrudes/SP

https://www.instagram.com/outsize.inc

Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo


Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos